San Esteban de Gormaz

Paginas web de Soria: Gormaz Informatica
San Esteban de GormazChoose your language

San Esteban de Gormaz (Portugues)

    San Esteban de Gormaz é uma aldeia castelhana localizou 70 quilômetros do soriana importante, para 28 quilômetros da localização arqueológica de Tiermes e 45 quilômetros de Aranda de Duero. É localizado estrategicamente na ribeira superior do rio Duero e um montículo nos quais os restos do castelo deles/delas sobem. Os primeiros vestígios datam do Neolithic Calcolítico (no «Caverna dos Salina»). referências do Celtiberian

Panòramica de la Vila desde l'estació (foto de J. Gallo)

   Também organizam existe, embora a presença mais excelente deles/delas é centrada no tempo romano como eles demonstram isto as descobertas adversárias abundantes: inscrições, elementos cerâmicos e arquitetônicos e ornamentais. Porém, o papel mais importante em San Esteban de Gormaz na História de Espanha era durante a Reconquista.

El Carrer Major (foto de Juan Pablo Tejero Martín)     Pelo ano 883 Alfonso III conquistou estas terras e o refortificó e localiza a fronteira entre mouro e Cristão no rio Duero. No ano 912 era repopulated por Gonzalo Fernández. A partir de então, San Esteban de Gormaz será testemunha de batalhas múltiplas entre Reino mouro e Cristão e passará a possessão da Vila continuamente de mãos de um ao outro de acordo com o sinal da guerra. Terminado a Reconquista, a Vila é introduzida em uma letargia que derivará em um retrocesso político, econômico e demográfico. As condições climatológicas duras e as epidemias sucessivas feitas reduzem a população deles/delas drasticamente. Pelo século de XX acalmará resurge graças ao estabelecimento de várias indústrias que you/they serão o complemento para um, numerosa população agrária, freando a emigração rural para as cidades. No momento, a Vila abriga uma infra-estrutura completa de público e serviços comerciais que vos garantem a estabilidade e serviço de bem a esses se aproxime 2.500 sanestebeños que residem nela.

Arqueie da Vila, Praça maior e Rua maior

    Entrando à Praça para a estrada, nós nos encontramos com o Arco da Vila que era porta de entrada à parede velha. Na parte deles/delas mais recente conserva uma proteção com as armas de Diego eu o López Pacheco o Grande, o que era Conta de San Esteban de Gormaz durante os anos 1501 e 1529.

    A Praça maior tem forma quadrada e eles integram isto um grupo de porticadas de construções. A assembléia municipal embutida a década dos 90 está no oeste de fachada. Este edifício foi erguido a imitação de qual há no mesmo lugar do ano 1629 até 1966; ano em qual foi substituído para outro sem qualquer sucesso mais moderno mas menos integrou com o ambiente. Em 1994 a Duquesa de Alba (a condessa de San Esteban) inaugurou a assembléia municipal atual que devolve à praça isto parte do esplendor perdido de no passado.

La Plaça Major (foto de Juan Pablo Tejero Martín)

    O lateral de Rua maior danoso a Praça maior e continua com o porticadas de galerias em oeste de endereço. Na rua inteira nós nos encontramos com as casas mais ilustres na Vila, edifícios de pedra blasonaram com proteções que pertencem às famílias nobres. Destaca a propriedade famosa como Quartel Velho (usou como caserna do Relógio Civil no primeiro século meio). Na fachada deles/delas são apreciados eles, além da proteção, tabletes diversas de origem romana e um ashlar decorado de origem visigoda.

Igreja de San Miguel

    Da Rua maior, para o direito, nasce a rua San Miguel.Esta rua estreita dirige para um dos edifícios mais emblemáticos e surpreendendo do románico de arte. Foi construído em 1081 por Professor Julianus (a pessoa pode prosseguir lendo o arco de entrada do piazza). Esta data transforma isto no primeiro porticada de románica de igreja do município e um dos pioneiros do románico em Castilha e León.

Església de Sant Miquel

    O porticada de galeria deles/delas é com guia para o sul e consiste em 7 arcos em parede balada mexicana, só interrompeu pelo vão um central isso serve de porta. O tipo de construção é simples. Consiste em um único navio com cobertura de madeira, guiou para um corpo de apsidal de semicircularque el/ fecha isto. Algo depois é a torre de base quadrada embutida ao edifício, embutiu a área inferior de pedra e no tijolo superior, mostra da influência muçulmana forte que prevalece no resto do edifício e principalmente nos elementos ornamentais.

Igreja de Nosso Sra. do Rivero

     É a igreja de mais devoção na Vila, se agracie à Virgem adorada deles/delas do Rivero. Localizado estrategicamente em um altozano, domina do piazza deles/delas a ribeira inteira do Duero (de lá o nome deles/delas).

    Foi construído nos 1ª a metade do século de XII e mantém o mesmo estilo e estrutura que a San Miguel, embora com mais dimensões. Os elementos ornamentais estão mais perfeitos e conservam a influência islâmica. Para o piazza você consentimentos para um perron longo. À direita da porta são apreciados cinco arcos de meio ponto sustentado por colunas longas e capitais bonitos, e à esquerda três arcos de apartamento que substituem aos originais perdidos. Dentro do piazza o arco sepulcral de Vidas Pascual, caráter principal da lenda famosa da Ford de Cascajar é conservado.

Església de Nostra Senyora del Rivero (foto de Juan Pablo Tejero Martín)

    No interior um retábulo de altar sóbrio do século de XVII com o que abriga à Virgem do Rivero e o coro um magnífico um destaca coffered de madeira, do século de XVI. A igreja lustra em sua fachada um cana-mace somou pelo século de XVIII que lhe dá volume e grandiosidad.

Ponte Medieval

El Pont Medieval (foto de Juan Pablo Tejero Martín)

    A ponte de pedra longa isso com seus dezesseis olhos o Duero cruza, é um dos elementos que marcaram a história de San Esteban de Gormaz decisivamente. Era um dos alguns passos que permitiram cruzar o rio Duero no medievo, a fronteira entre o Reino Cristão e Para o Andalus. É certamente baseado em outra de origem romana que, se agracie à importância deles/delas, foi consertado continuamente, foi conservado e foi aumentado pelo sanestebeños ao longo dos séculos, de acordo com as demandas do tempo.

Traducción: Isabel Villanueva, marzo de 2002
Agradecimiento especial a Andrés Hernando




Biblioteca Municipal
Haz búsquedas en tiempo real en el catálogo de la Biblioteca Municipal de San Esteban de Gormaz:

Descargar Kaspersky gratis


Gracias por tu visita número


Portal creado por JuaNPa, con la colaboración de Ana Hernando, el Ayuntamiento y los habitantes del municipio de San Esteban de Gormaz
© Copyright 1997-2017 - Queda prohibida la reproducción total o parcial de esta página sin el consentimiento de su autor